Notícias

FESTIVAL DE VENEZA: Walter Salles recebe Prêmio Bresson pelo “significado espiritual” de seus filmes

O cineasta brasileiro Walter Salles recebeu, durante o 66º Festival Internacional de Cinema de Veneza, o Prêmio Bresson 2009, entregue pela Fondazione Ente dello Spettacolo (Feds).

 

O Bresson é um reconhecimento ao "diretor que tenha dado um testemunho significativo do difícil caminho em busca do significado espiritual da nossa vida" e está presente no festival há 10 anos. Ele recebeu o prêmio durante cerimônia organizada pela Fundação Entidade do Espetáculo no Hotel Excelsior do Lido.

 

"Estou feliz por receber este prêmio que foi dado antes a cineastas que admiro, como Theo Angelopoulos e Wim Wenders, e principalmente ao mais jovem de todos, Manoel de Oliveira", brincou o cineasta brasileiro, de 53 anos.

 

Ao receber a homenagem, Salles, que dirigiu "Diários de motocicleta" (2004) e "Central do Brasil" (1998), falou sobre seu atual trabalho – um projeto de adaptação cinematográfica do livro "On the road – pé na estrada", de Jack Kerouac. Ele também pretende desenvolver produções de cunho pessoal, com atores como Fernanda Montenegro e Gael García Bernal, que ele considera "da família".

 

Em 10 anos de premiação, diretores como Win Wenders, Zhang Yuan, Aleksandr Sokurov e Giuseppe Tornatore também receberam a distinção.

 

O Festival de Veneza, que começou na última quarta-feira, vai até o dia 12 de setembro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios