Notícias

CATOLICISMO ROMANO: Vaticano publicará documentos sobre genocídio na Armênia

O Vaticano vai co-publicar um livro com documentos e informações sobre o genocídio Armênio. O prefeito para os Arquivos Secretos, Dom Sergio Pagano fala sobre os papéis. Ele diz sentir-se envergonhado de ser um homem. Se não tivesse fé, diz Dom Sérgio, eles o fariam ver somente as trevas. "Quando eu li os documentos sobre as práticas de tortura usadas pelos turcos contra os armênios, eu senti dor e horror", disse Dom Pagano.

De acordo com o prefeito, alguns papeis descrevem como os soldados turcos "apostavam e jogavam dados para descobrir o sexo de uma criança antes de desferir um golpe com uma baioneta depois de retirá-la do útero".

A mostra também vai revelar documentos menos traumáticos, porém de igual importância histórica. Tais como a Carta dos Bispos da Inglaterra para o Papa Clemente VII sobre o casamento do Rei Henrique VIII, de 1530; o codex do julgamento de Galileu Galilei (1616-1633); a Carta da Imperatriz Helena da China sobre a seda entre outros.

Os documentos dos Arquivos Secretos serão compilados em um único volume. O anúncio foi feito ontem, durante a apresentação da mostra que será aberta no próximo ano, em Roma. Dentro de dois ou três anos, todos os documentos do Vaticano sobre a Segunda Guerra Mundial e o pontificado de Pio XII estarão prontos. Notícia retriada do portal www.catolicismoromano.com.br Beatrice Ludovico, Enrico Mutti, Fernando Silva, Padre Jonas dos Santos Lisboa, Fabio Botto Farhan, Juliana Martins, Guido Ludovico e Maria Aparecida Santos Soares. LISTA DE CONTRA O ABORTO!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios