Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti diz que cúpula europeia foi uma “operação imponente'”

Os países-membros da União Europeia (UE) aprovaram um pacto de crescimento que inclui um plano de € 120 bilhões, anunciou o presidente do Conselho Europeu Herman van Rompuy.

Durante a cúpula de líderes europeus em Bruxelas, também foi acordada a recapitalização direta dos bancos, desde que haja um "consenso unânime" dos ministros da Economia e Finanças do bloco, e a compra de dívidas dos países pelos fundos de resgate.

O líder espanhol 
Mariano Rajoy comentou que Madri não pretende pedir ajuda aos fundos de resgate para aliviar a pressão sobre sua dívida pública.

Já o presidente francês 
François Hollande disse que a taxa Tobin, que incide sobre transações financeiras, "será definida e implantada em regime de cooperação reforçada" até o fim de 2012. 

"Ninguém pode dizer que ganhou ou perdeu com as medidas. A Europa ganhou, e a zona do euro foi reforçada. Esse era exatamente o objetivo da cúpula", afirmou.

Por sua vez, o primeiro-ministro da Itália, 
Mario Monti, disse que a reunião alcançou "um resultado efetivamente importante", porque foi aprovada "uma operação imponente" para o crescimento, com um pacote de medidas que equivale a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) da UE.

"Nestes dois dias, a UE fez avanços significativos de uma forma e visão que correspodem muito ao que a Itália defende", observou Monti em uma coletiva de imprensa após o término da cúpula.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), 
Mario Draghi, também elogiou as medidas e disse estar "muito satisfeito com as decisões tomadas".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios