Notícias

Chanceler italiano Franco Frattini expressa apoio à candidatura de Ban Ki-moon para reeleição na ONU

O chanceler da Itália, Franco Frattini, expressou hoje o apoio de seu país à candidatura de Ban Ki-moon para a reeleição ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Apoio com calorosa convicção a candidatura de Ban Ki-moon para reconfirmar seu cargo de secretário-geral das Nações Unidas", afirmou o ministro italiano das Relações Exteriores em nota divulgada no site da Chancelaria do país, a Farnesina.

Frattini argumenta que "Ban Ki-moon orientou com eficácia a ação da ONU frente às maiores crises regionais, reservando atenção a temas globais e empreendendo esforços merecidos para racionalizar a estrutura da Secretaria".

O sul-coreano, que se tornou secretário-geral da organização em 2007, anunciou ontem de forma oficial sua candidatura para um novo mandato frente à entidade e já recebeu apoio de autoridades da Japão e Uruguai, além dos Estados que integram o Conselho de Segurança (CS) da entidade, que são Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, França e Rússia.

Para o chanceler italiano, Ban "demonstrou possuir competência e autoridade para guiar a ONU em uma fase caracterizada pela instabilidade generalizada e de uma grave crise econômica mundial, levando a organização a recuperar sua centralidade na gestão das crises e nas grandes escolhas de governança global", em referência à crise iniciada em 2008 e às revoltas populares nos países árabes.

"Por estes motivos, são fortes as esperanças minhas e do governo italiano de que a Ban Ki-moon seja confiado um segundo mandato de responsabilidade de guiar as Nações Unidas, que cada vez mais precisam de sua autoridade para enfrentar o desafio de um mundo em mudança", argumentou Frattini no comunicado.

Ban, que foi chanceler da Coreia do Sul de 2004 a 2006, ainda não tem concorrentes ao cargo. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios