Catolicismo Romano

Papa faz novo apelo por abertura de portos a migrantes

O papa Francisco posou para uma foto segurando um pin com a frase “Apriamo i porti” (“Abramos os portos” em italiano), em um apelo para países europeus não fecharem suas portas para migrantes forçados resgatados no Mar Mediterrâneo.

A imagem foi feita durante um encontro do líder da Igreja Católica com entidades de acolhimento em Sacrofano, nos arredores de Roma.. Segundo relato do jornal católico Avvenire, Francisco se aproximou do padre Nandino Capovilla, de Marghera, pegou o pin e posou para a foto.

“Corajosamente, o papa Francisco não perde a oportunidade de cortar exortações já batidas. Posa para uma foto na qual relança aquele slogan, ‘Abramos os portos’, que está unindo cidadãos de norte a sul do país”, escreveu Capovilla no Facebook.

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, artífice do endurecimento das políticas migratórias da Itália, falou sobre a postura do Pontífice, mas evitou críticas. “Quem sou eu para comentar os gestos do Santo Padre? Ele cuida de almas, eu, de corpos. O catecismo diz que acolher é um dever, nos limites do possível. O Papa faz bem ao falar de almas, e eu tenho o dever de cuidar primeiro dos 5 milhões de italianos pobres”, disse.

Salvini também reafirmou que não mudará sua postura em relação a migrantes e refugiados. “Eu abro os portos a quem tem direito de chegar na Itália, digo isso com o máximo respeito”, acrescentou.

Além de ter fechado os portos para navios de ONGs que operam no Mediterrâneo, o ministro aprovou um decreto que dificulta a concessão de proteção humanitária na Itália.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios