Notícias

Papa Francisco envia carta a time de refugiados da Rio 2016

O papa Francisco escreveu uma carta de apoio ao primeiro time de refugiados a disputar uma edição dos Jogos Olímpicos sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A carta foi publicada pela Rádio Vaticano, logo após depois da cerimônia oficial de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

"Caros irmãos, quero enviar o meu desejo de sucesso a vocês nesta Olimpíada. Que a coragem e a força que cada um carrega dentro de si possam expressar, através dos Jogos Olímpicos, o grito de fraternidade e de paz", disse Francisco. "Que, através de todos vocês, a humanidade compreenda que a paz é possível e que, com a paz, pode-se ganhar tudo. Enquanto, com a guerra, tudo se pode perder."

Por fim, o papa disse esperar que a "fraternidade" do time de refugiados "faça bem a todos". A equipe de atletas independentes de refugiados é composta por 10 pessoas – seis homens e quatro mulheres. Há dois nadadores sírios, duas judocas congolesas e seis corredores da Etiópia e do Sudão do Sul. Todos foram vítimas de perseguições e tiveram que deixar seus países.

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em março de 2013, o papa Francisco se preocupa com a crise de refugiados que atinge o continente europeu e é considerada a pior desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em sua primeira viagem como papa, Francisco visitou a Ilha de Lampedusa, no Mar Mediterrâneo, no Sul da Itália, onde diariamente desembarcam dezenas de imigrantes e refugiados em travessias ilegais.(Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios