Notícias

Partido quer reforma para restituir imunidade do primeiro-ministro Silvio Berlusconi

O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, confirmou hoje que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), irá propor uma reforma constitucional com o objetivo de restituir a imunidade penal de que desfrutavam os ocupantes dos quatro principais cargos políticos do país, incluindo o de premier.

A imunidade era assegurada por uma lei chamada Laudo Alfano, que acabou derrubada no último mês pela Corte Constitucional devido a incompatibilidade com a Carta Magna do país, que assegura o princípio de igualdade entre os cidadãos.

Com isso, o premier Silvio Berlusconi, que é membro do PDL, voltou a responder a dois processos que já haviam sido arquivados. Os outros beneficiados pela imunidade eram o presidente da República, Giorgio Napolitano, e os titulares do Senado, Renato Schifani, e da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini.

"Tentaremos novamente o Laudo Alfano pela via constitucional", disse La Russa, acrescentado que a nova proposta "levará em conta as considerações" feitas pela Corte Constitucional. A informação foi reiterada pela ministra da Educação, Mariastella Gelmini.

O ministro da Defesa deu a notícia após uma reunião da cúpula do PDL. "Decidimos por unanimidade iniciar o percurso para a reforma constitucional", explicou.

Um dos processos contra Berlusconi que foram reabertos diz respeito a denúncias de evasão fiscal e falsa contabilidade envolvendo suas empresas de mídia.

O primeiro-ministro também foi processado por supostamente ter ordenado o pagamento de US$ 600 mil de suborno ao advogado britânico David Mills para que ele mudasse um depoimento em seu favor.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios