Notícias

Presidente Giorgio Napolitano entra oficialmente na crise do governo italiano

O presidente Giorgio Napolitano entrou oficialmente na crise do governo italiano, após a saída da delegação do partido Futuro e Liberdade para a Itália (FLI) e há três dias do anúncio do chefe do Executivo, Silvio Berlusconi, de ter a intenção de pedir o voto de confiança primeiro ao Senado e depois à Câmara dos Deputados.

Apesar da crise não ter sido formalizada, Napolitano convocou para hoje os presidente do Senado, Renato Schifani, e da Câmara, Gianfranco Fini, líder do FLI.

Ocorreram  reuniões dos líderes dos grupos das duas casas do Parlamento para examinar as datas para discutir uma moção de confiança governista e uma de desconfiança da oposição, mas ambas foram anuladas diante da convocação presidencial.

A reunião entre os três principais cargos do Estado tornou-se necessária após a irritação do presidente, segundo disseram alguns parlamentares, pelas declarações de Berlusconi no domingo (14).

O chefe de governo declarou em um telefonema que sua intenção é pedir a confiança ao Parlamento, mas se perder a maioria dos deputados a Assembleia será dissolvida e só haverá votação para renovar essa Câmara.

A posição de Berlusconi, sempre segundo as mesmas fontes, desagradou ao chefe de Estado, a quem a Constituição atribui – e somente a ele – a prerrogativa de decidir sobre a dissolução das Câmaras, inclusive só uma, depois de "ouvir seus presidentes".

Napolitano teria encarregado três constitucionalistas de avaliarem a questão da dissolução individual de uma das Câmaras, prevista formalmente pela Constituição, mas que nunca foi aplicada desde 1963. 

A crise parece ter tomado um ritmo acelerado e o presidente da República busca um caminho para soluções institucionalmente compartilhadas e "não prejudiciais" ao país, como a explosão de uma crise antes da aprovação das leis da estabilidade e do orçamento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios