Notícias

Atividade vulcânica do Etna, na Sicilia, se intensifica

O Etna, na ilha italiana da Sicília, intensificou sua atividade e iniciou uma nova fase de explosões, embora sem sinais de iminente erupção.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Catânia, desde a madrugada de hoje, na chamada cratera "Bocca nuova", ocorreram quatro explosões e colunas de cinzas foram avistadas.

Com duração de 15 minutos, os episódios estiveram acompanhados de uma ligeira atividade sísmica e um breve aumento da amplitude dos condutos de magma interno do vulcão.

Apesar disso, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia afirmou que situações como estas fazem parte da vida normal de um vulcão.

Por enquanto, a sociedade que administra o aeroporto de Catânia (SAC) assegurou que não existem problemas e "não há nenhuma emergência pela emissão de cinza do Etna".

O último episódio eruptivo do vulcão ocorreu em maio de 2008, após vários meses de inatividade, e também nesse caso não houve problemas para as povoações próximas.

A última grande erupção foi em setembro de 2007, quando a nuvem de cinzas que atingiu as povoações de Milo, Giarre e Fornazzo e obrigou a fechar durante a noite o aeroporto de Catânia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios