Notícias

Insetos-robô concretizam projeto de Leonardo da Vinci

Enxames de pequenos insetos-robô, capazes de voar batendo as asas (Robofly), justamente como imaginado por Leonardo Da Vinci há quase cinco séculos, são as atrações mais bizarras do 18º Congresso mundial da Federação Internacional para o Controle Automático (Ifac) que, pela primeira vez chega à Itália, em Milão, para uma semana dedicada à ciência e à tecnologia, com a participação de mais de 2.700 especialistas do mundo todo.

"Graças a estes pequenos insetos-robô o sonho de Leonardo Da Vinci se torna realidade", disse Alberto Isidori, o primeiro presidente italiano da Ifac que, com este congresso, termina seu mandato de três anos.

''Este é o primeiro exemplo concreto de uma aeronave de asas funcionais, capazes de imitar o desempenho de um helicóptero em movimento e que será apresentado por David B. Doman, engenheiro aeroespacial da US Air Force, que projetou o mecanismo que regula o voo", acrescenta ele.

Esse 'inseto' minúsculo foi elaborado por cientistas da Universidade de Harvard (Estados Unidos), pesa 60 miligramas e a abertura de suas asas é de três centímetros, de acordo com o publicado recentemente pelo site Technology Review.

Além destas pequenas criaturas artificiais, muitas outras questões da atualidade estão na pauta do congresso. A energia, por exemplo, desempenha um papel muito importante. ''O evento tratará como criar redes 'inteligentes' para a distribuição de eletricidade gerada tanto por fontes tradicionais como por renováveis – afirma Isidori – mas também do controle de energia em carros híbridos, dos quais muito se fala hoje em dia''. A estes se somam muitos outros temas, que também se referem aos campos da medicina e das biotecnologias.

''A robótica é uma disciplina que atravessa muitas áreas e que produziu tecnologias importantes como a direção hidráulica, o ABS e os pilotos automáticos dos aviões, explica Isidori, mas, apesar disso, é definida como a 'tecnologia oculta' porque, embora esteja em todos os lugares, ninguém a nota. Esperamos que após esta semana, rica também de eventos culturais para o público, possa ter sua importância reconhecida''.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios