Notícias

Polícia italiana desmantela rede de tráfico de imigrantes

A polícia da Itália desmantelou uma organização criminosa dedicada ao tráfico de imigrantes ilegais, que utilizava a vila olímpica de Turim, na Itália, como sede. Segundo as autoridades italianas, 25 criminosos são investigados, em sua maioria somalis, sendo que 11 foram presos e 5 são procurados. A operação, batizada de Mogadíscio, foi conduzida pelas autoridades de Florença e Gorizia, com apoio da polícia europeia, Europol, e da agência europeia de cooperação judicial, Eurojust, e é resultado de três anos de investigação.

Durante a ofensiva, os agentes apreenderam mais de 60 mil euros, 30 documentos falsificados, além de 20 quilos de drogas, equipamentos de informática. Os homens foram detidos sob a acusação de contribuição com a imigração ilegal, atividades de serviço de pagamento abusivo, falsificação de documentos de identidade e tráfico de drogas.

O grupo era responsável por traficar imigrantes desde a sua chegada no sul da Itália até sua passagem pelo Norte da Europa.

“A organização que vencemos é poderosa e forte. Foi uma investigação muito complexa”, comentou o chefe de polícia da capital do Piemonte, Francesco Messina. Segundo o vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, as prisões são mais “uma prova de que a imigração irregular é um negócio que deve ser interrompido”. “O centro de operações foi o ex-Moi de Turim, uma área que, após anos de incertezas, começamos a limpar: libertá-la completamente nos próximos meses graças à polícia. Das palavras aos atos”, acrescentou. O projeto MOI – um acrônimo em italiano de Imigrantes Oportunidade Integração – foi elaborado pela prefeitura, pela região de Piemonte, pela Diocese local e pela Companhia de São Paulo. Em seus apartamentos, que foi moradia temporária dos atletas nos Jogos de Inverno de 2006, moravam diversos estrangeiros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios