Notícias

Em última reunião, Draghi é homenageado por Conselho Europeu

O premiê demissionário da Itália, Mario Draghi, foi homenageado na reunião do Conselho Europeu realizada em Praga, na República Tcheca.

O encontro de alto nível do bloco foi o último do italiano como chefe de governo. Assim que os trabalhos foram iniciados, Draghi recebeu um longo aplauso dos demais líderes que estavam no encontro.

Um vídeo intitulado “Arrivederci, Mario” foi transmitido e mostrou os momentos mais importantes do primeiro ministro italiano dentro do bloco. Entre as imagens apresentadas, estavam a sua atuação também como presidente do Banco Central Europeu (BCE), o Conselho Europeu de maio de 2021 com o destaque para a frase “Putin não deve vencer essa guerra [contra a Ucrânia]” e outras imagens de reuniões de líderes. Ao fim do vídeo, há um “Thank you, Mario” com imagens da bandeira italiana.

Após passar as imagens, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, entregou para o italiano a peça de arte “Europa Building”, do franco-holandês Maxim Duterre.

Durante o seu discurso no Conselho Europeu, o chefe do Executivo italiano agradeceu a todos “pelo compromisso apresentado nessa longa viagem”.

Já na coletiva de imprensa após o encontro, o italiano ressaltou que “União Europeia é fundamental, e a Itália deve estar no centro do projeto europeu com credibilidade, autoridade, determinação que se espera de um grande país como o nosso”.

“Essa é a minha última coletiva de imprensa em Bruxelas, e a minha última como presidente do Conselho [de Ministros]. Quero agradecer a todos os jornalistas, em particular vocês aqui em Bruxelas. Contar o que acontece aqui é difícil, pode provocar longas noites, mas é essencial”, acrescentou.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, já está no segundo dia de consultas para a formação do novo governo e pode anunciar ainda hoje que a líder do partido de extrema-direita Irmãos da Itália (FdI), Giorgia Meloni, terá a missão de formar o Executivo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios