
O vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, declarou que está trabalhando com Israel, com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e com o Programa Mundial de Alimentos da ONU para tentar retomar o projeto “Food For Gaza” no enclave.
“Estamos tentando abrir uma passagem para que a ajuda da Itália entre [na Faixa de Gaza] e para que o Food For Gaza volte à região, entregando alimentos diretamente à população palestina, sem passar pelo Hamas”, explicou Tajani.
Segundo ele, a entrada de ajuda através do projeto Food for Gaza “é uma prioridade para nós, em um momento em que há uma situação de grave sofrimento devido aos ataques contínuos dos israelenses e com os reféns ainda mantidos em cativeiro”, enfatizou o ministro, que discutirá o assunto com seu homólogo israelense, Gideon Saar.
“Como nossos caminhões sempre passaram por aqui e é um programa que conta com envolvimento da ONU e apoio dos governos israelense e palestino, podemos tentar encontrar uma solução positiva”, finalizou Tajani.