Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Tiramisù com presunto Parma é eleito o melhor do Brasil
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Gastronomia > Tiramisù com presunto Parma é eleito o melhor do Brasil
Gastronomia

Tiramisù com presunto Parma é eleito o melhor do Brasil

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Uma versão surpreendente e ousada do tradicional Tiramisù, com presunto de Parma desidratado, mostarda e açúcar explosivo, foi considerada a melhor receita criativa da Tiramisù World Cup Brasil 2025.

A sobremesa italiana foi produzida pela confeiteira amadora Fabiana Boreli, representante de São Paulo, que conquistou o paladar de uma bancada de jurados, entre eles o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e garantiu sua vaga na final mundial da competição, que acontecerá em outubro, na cidade de Treviso, no norte do país europeu.

https://www.provincia.biella.it/

“A Tiramisù World Cup Brasil promove muito mais que uma competição: ela celebra os vínculos entre o Brasil e a Itália, valoriza as raízes da nossa gastronomia e mostra como a cozinha é um território de afeto, memória e reinvenção”, afirmou o cônsul.

A final brasileira ocorreu logo após a etapa paulista do torneio, na sede do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), em Campinas, no interior de São Paulo, e reuniu as vencedoras das etapas regionais de Bento Gonçalves (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

Esta é a segunda vez consecutiva que a receita vencedora pertence à categoria Criativa, que permite a inclusão de até três ingredientes adicionais aos seis obrigatórios da Receita Original: ovos, açúcar, queijo mascarpone, biscoitos savoiardi, café e cacau.

“Ver essa explosão de criatividade e respeito à tradição me emociona. Fabiana conseguiu ir além do sabor e nos surpreendeu com uma experiência gastronômica sensorial”, destacou a chef confeiteira e influencer Beca Milano, responsável por conduzir a avaliação técnica da sobremesa.

Agora, Boreli embarcará para a Itália com todas as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela marca italiana Matilde Vicenzi, que produz o tradicional biscoito savoiardi e é patrocinadora oficial da Tiramisù World Cup no mundo.

Com 45 anos, Boreli é mãe em tempo integral, atleta amadora de beach tênis e apaixonada por gastronomia. Sua trajetória é marcada por afeto, superação e uma boa dose de persistência. Esta foi a terceira vez que ela tentou o título nacional. Em 2023, a atual campeã foi vice nacional, perdendo o título para Patricia Guerra, que conquistou a edição mundial e tornou-se embaixadora da competição.

Já no grupo clássico, o destaque foi o tiramisù do engenheiro de alimentos Marcos Muzzi, que se inspirou nos laços entre Brasil e Itália e apresentou sua sobremesa no formato de um grão de café — símbolo da amizade entre os dois países. A execução e o equilíbrio dos sabores renderam a ele o título de campeão paulista da categoria.

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Escola italiana de “pizzaiolos” abre unidade no México
Receita Gastronômica da Semana: “ORECCHIETTE CON PISELI” – Regione Toscana
Rigatoni com Ragu ao Vinho
Produção de queijo Parmigiano Reggiano bate recorde em 2018
Itália mantém liderança na produção mundial de macarrão
TAGGED:Tiramisù com presunto Parma é eleito o melhor do Brasil
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Meloni e Modi reforçam parceria estratégica entre Itália e Índia

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de maio de 2026
União Europeia avalia pedido da Itália para flexibilizar regras fiscais
Dois últimos corpos de italianos mortos em mergulho são recuperados nas Maldivas
Ministro israelense zomba de ativistas de flotilha detidos de joelhos; Itália condena
Salão do Livro de Turim, na Itália, bate recorde de público
Ativistas italianos denunciam “uso de força” por Israel contra Flotilha
Palácio Apostólico de Castel Gandolfo voltará a ser residência de verão do Papa
Italiana Pirelli será fornecedora oficial da BMW M2 Cup no Brasil
Promotores italianos descartam acusação de terrorismo no ataque em Modena
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?