Blog do BottoNotícias

Regra dos 90 dias na União Europeia terá fiscalização mais rígida

A partir de 12 de outubro de 2025, entrará em vigor o novo Sistema de Entrada e Saída (EES) da União Europeia, que digitaliza o controle de passaportes para turistas de fora da Europa. A medida busca identificar e coibir a permanência além do limite permitido de 90 dias em cada período de 180.

O EES substitui o atual sistema de carimbos manuais por um banco de dados automatizado. A tecnologia registra cada entrada e saída dos visitantes e calcula, em tempo real, o tempo de permanência no Espaço Schengen. Cidadãos de países como Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Japão, que não precisam de visto para estadias curtas, passam a ter seus deslocamentos monitorados de forma mais precisa.

“O sistema vai reforçar a segurança ao ajudar a identificar quem ultrapassa o tempo permitido, prevenir movimentos irregulares e reduzir fraudes de identidade e documentos”, afirmou o comissário europeu para migração, Magnus Brunner.

Atualmente, muitos turistas se confundem com a contagem dos 90 dias, especialmente em casos de passaportes carimbados incorretamente ou ilegíveis. Com o EES, essas falhas devem ser eliminadas. O objetivo é tratar de forma uniforme as regras, eliminando interpretações distintas entre países mais rigorosos e outros mais flexíveis.

A regra dos 90 dias continua válida para cidadãos de fora da UE que residem em um país do bloco e viajam a turismo para outro país europeu. Por exemplo, um brasileiro com residência na França poderá visitar a Itália por, no máximo, 90 dias dentro de um período de 180. No entanto, como o EES será aplicado apenas nas fronteiras externas da UE, ainda não está claro como essa limitação será controlada nas viagens internas.

Residentes e titulares de visto de longa duração não estão sujeitos ao EES. Estes continuarão a usar os guichês de controle manual, apresentando passaporte e permissão de residência.

O EES não se confunde com o ETIAS, sistema que exigirá uma autorização prévia de viagem para entrar na UE. Ambos os sistemas fazem parte da política de segurança de fronteiras da União Europeia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios