Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Parlamento Europeu aprova cláusulas de salvaguarda para acordo União Europeia-Mercosul
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Parlamento Europeu aprova cláusulas de salvaguarda para acordo União Europeia-Mercosul
Notícias

Parlamento Europeu aprova cláusulas de salvaguarda para acordo União Europeia-Mercosul

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O Parlamento Europeu aprovou as cláusulas de salvaguarda incluídas pelo poder Executivo do bloco no acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. 

O novo regulamento foi aprovado de modo definitivo por 483 votos a favor, 102 contra e 67 abstenções.

https://www.provincia.biella.it/

O texto estabelece os critérios para a UE suspender temporariamente as isenções tarifárias previstas no acordo comercial com o Mercosul, caso aumentos repentinos nas importações de mercadorias sul-americanas prejudique os produtores europeus.

A Comissão Europeia terá de abrir uma investigação para apurar se são necessárias medidas de proteção quando a importação de produtos agrícolas tidos como “sensíveis”, como aves, carne bovina, ovos, frutas cítricas e açúcar, crescer pelo menos 5% sobre a média dos três anos anteriores.

Inicialmente, o índice fixado pelo Executivo da UE era de 10%, cifra que foi reduzida pela metade nas negociações com os Estados-membros e permitiu a aprovação do acordo pelos 27 governos.

Ao mesmo tempo, os preços das mercadorias do Mercosul terão de ser 5% menores que os valores de referência no mercado europeu para desencadear a investigação.

A apuração poderá ser solicitada por um Estado-membro, por pessoas físicas e jurídicas que representem o setor de interesse ou por associações da área, em caso de ameaças de grave prejuízo.

Ao menos uma vez a cada seis meses, a Comissão Europeia deverá apresentar ao Parlamento um relatório avaliando o impacto das importações de produtos sensíveis.

“As cláusulas de salvaguarda garantirão que o acordo UE-Mercosul seja acompanhado por um mecanismo de proteção equilibrado e credível para o nosso setor agrícola. Elas reforçam o monitoramento do mercado, introduzem critérios claros e objetivos para identificar potenciais perturbações, permitindo uma ação mais rápida em relação aos produtos sensíveis quando forem detectados sinais de danos”, explicou o relator Gabriel Mato.

https://www.provincia.biella.it/

Ainda segundo ele, o texto aprovado também irá “proporcionar estabilidade e previsibilidade aos agricultores [europeus], preservando, ao mesmo tempo, o equilíbrio geral do acordo”.

Uma vez adotado formalmente pelo Conselho da UE, o regulamento será publicado no Diário Oficial do bloco e entrará em vigor a partir da vigência do acordo comercial interino UE-Mercosul, assinado entre as partes em 17 de janeiro, no Paraguai.

A inclusão das cláusulas de salvaguarda ocorreu após pressões do agro europeu, setor contrário à concretização do tratado, que foi negociado pelos dois blocos por mais de 25 anos.

Você pode se interessar também por ...

Raggi reconhece derrota e faz apelo ao próximo prefeito de Roma
Polícia do Paraguai apreende 330 quilos de cocaína que iria para a Itália
Revista Fortune elege Papa Francisco 4° “Melhor Líder do Mundo”
Lula teria decidido não extraditar o italiano Cesare Battisti
Itália é maior consumidor de macarrão do mundo, segundo estudo
TAGGED:Parlamento Europeu aprova cláusulas de salvaguarda para acordo União Europeia-Mercosul
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Eliminação do Brasil para Noruega impulsiona audiência de TV na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
6 de julho de 2026
Nova erupção no Monte Etna fecha aeroporto e base militar dos EUA na Itália
Trump faz novo ataque a Giorgia Meloni: “É preciso uma ordem de restrição”
CBF garante o italiano Ancelotti na seleção e destaca “confiança” no treinador
George Clooney receberá Leão de Ouro por carreira no Festival de Veneza 2026
Leclerc ganha em Silverstone e garante 250ª vitória da escuderia italiana Ferrari na F1
Invasão de mosquitos provoca evacuação em avião na Itália
Fora da Copa, Itália recorda 20 anos do tetra com sabor amargo
Papa Leão XIV se solidariza novamente com vítimas de terremotos na Venezuela
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?