
Uma mulher desapareceu no norte da Itália após chuvas torrenciais causarem inundações e deslizamentos no Piemonte e na Lombardia nas últimas horas.
Buscas com helicópteros tiveram início em Spigno Monferrato, província piemontesa de Alexandria, onde a vítima foi vista pela última vez.
O evento climático também afetou um grupo de 15 pessoas na mesma área, que segue isolado em um acampamento após um deslizamento de terra bloquear o acesso ao local, disseram fontes.
Na Lombardia houve inundações no distrito de Niguarda, em Milão, onde o rio Seveso transbordou, enquanto outros deslizamentos de terra afetaram a província de Como.
Os bombeiros da região foram chamados para atender dezenas de chamados de emergências relacionados à tempestade, onde as províncias de Monza e Varese também foram gravemente afetadas.
Cientistas afirmam que a crise climática causada pelas emissões humanas de gases de efeito estufa tem levado a eventos cada vez mais intensos e prolongados, que incluem ondas de calor, secas, chuvas torrenciais e inundações. Embora existam muitas fontes de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global, o principal fator é a queima de combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão, cujas vendas geram enormes lucros para as gigantes mundiais de energia.