
Os “Dias da Moda Italiana no Mundo” (Giornate della Moda Italiana nel Mondo) chegam ao Brasil, um dos sete países selecionados como prioritários — juntamente com Arábia Saudita, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Japão e Índia — para apresentar o melhor do Made in Italy em termos de estilo, criatividade e inovação.
A missão , realizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, seguindo uma estrutura comum, mas adaptada às especificidades de cada cidade.São Paulo e Rio de Janeiro recebem o talk show “Exportar a ‘dolce vita’ – Belo e bem-feito: o potencial dos produtos de alta qualidade no panorama internacional”, que terá sua primeira rodada no sábado (18), no shopping Iguatemi, na capital paulista.
é realizado em colaboração com as associações industriais italianas Anfao, Cosmetica Italia, Camera Nazionale della Moda Italiana, Fondazione Altagamma, CNA Federmoda e CNA Oreficeria, Confindustria Federorafi, Confindustria Accessori Moda, Confindustria Moda, Uniontessile Confapi, e Confartigianato Moda.
Em São Paulo, o evento acontece em parceria com a São Paulo Fashion Week.
Na ocasião, será apresentado o relatório “Exportar a ‘Dolce Vita'”, desenvolvido pela Confindustria. O documento analisa o potencial de produtos de alta qualidade, conhecidos como “bello e ben fatto” (belo e bem-feito) — itens que combinam beleza, design e excelência em fabricação, como moda, alimentação, mobiliário e náutica.
O estudo identifica mercados estratégicos, mapeia oportunidades de expansão e destaca os principais desafios — como sustentabilidade, digitalização e combate ao fenômeno do “Italian sounding”, oferecendo diretrizes para o fortalecimento da competitividade global.
Entre os palestrantes estão Barbara Cimmino (cofundadora da Yamamay e vice-presidente de exportação e atração de investimentos da Confindustria) e Davide Degl’Incerti Tocci (CEO da Nannini Italian Quality e vice-presidente adjunto de internacionalização e do grupo de jovens da Anfao – Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Ópticos). Entre os brasileiros, estão previstas personalidades de setores de referência, indo de designers a distribuidores.
Para ampliar o alcance da iniciativa e consolidar a presença da moda italiana no Brasil, após a etapa em São Paulo, o evento chegará ao Rio de Janeiro em 22 de outubro, em colaboração com a prefeitura carioca e com mediação de Olivia Merquior, uma das principais referências brasileiras em moda, inovação e pensamento crítico.
Além disso, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, em colaboração com o Instituto Europeu de Design (IED), sediará a exposição “Moda Praia” no Centro Cultural ItaliaNoRio de 13 a 22 de outubro.
Em Belo Horizonte, a iniciativa “Italian Sport Design” acontecerá de 14 de outubro a 14 de novembro na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), sendo promovida pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte. A atividade tem como objetivo a valorização de empresas e de produtos do território italiano.
Por fim, em São Paulo, acontecerá a exposição “Italia é Moda”, que apresentará a moda italiana contemporânea, uma síntese da moda italiana contemporânea, que visa destacar os italianos não apenas por seu talento criativo, mas também por suas habilidades de pesquisa e experimentação, tanto em design quanto em produção e distribuição. A exposição será apresentada pela curadora Clara Tosi Pamphili durante um seminário no Instituto Europeu de Design (IED).