Gastronomia

Brasil reconhece indicação de origem protegida do famoso pão italiano “Piadina Romagnola”

A piadina romagnola, pão típico da região da Emilia-Romagna, no norte da Itália, foi oficialmente registrada no Brasil como produto de indicação geográfica protegida (IGP), um reconhecimento inédito no país sul-americano para itens estrangeiros.

A notícia foi divulgada pelo Consórcio de Promoção e Tutela da Piadina Romagnola IGP, que disse que o reconhecimento dado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) diz respeito ao pão feito nas províncias de Rimini, Forlì-Cesena, Ravenna e em parte de Bolonha, que agora conta com Indicação de Procedência (IP), equivalente do Brasil à IGP.

“É um fato tão extraordinário que o Inpi dedicou até um artigo em seu site, elencando as características do produto e citando seu valor cultural, com uma referência à literatura italiana e a Giovanni Pascoli como cantor da piadina”, disse Alfio Biagini, presidente do consórcio.

Das 112 IPs admitidas no Brasil, 111 são de produtos nacionais, e apenas uma, a piadina romagnola, vem do exterior. O país também reconhece 41 denominações de origem (DO), incluindo duas da Itália: o vinho Franciacorta, feito na província de Brescia, e o presunto cru San Daniele, de Friuli Veneza Giulia.

“Há no Brasil uma forte presença italiana e um grande interesse na Piadina Romagnola, e esse registro impulsionará as exportações deste produto autêntico da nossa região, protegendo-o da falsificação”, salientou Biagini.

Segundo o Inpi, a “piadina é descrita como um pão achatado, feito a partir de uma massa simples composta por farinha de trigo tenro, água, gordura e sal”, aberta com rolo e cozida em chapa quente para garantir a textura macia, a cor marfim e as bolhas características.

“Sua origem está ligada à região da Emilia-Romagna, no norte da Itália, que reúne condições históricas, culturais e geográficas que favorecem a produção desse alimento”, disse o instituto.

O produto nasceu como uma alternativa mais acessível ao pão tradicional em tempos de escassez e hoje é conhecido no mundo inteiro, com a popularização das chamadas “piadinerias”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios