
A Praça Itália voltou a brilhar no Rio de Janeiro, graças à requalificação promovida pelo Consulado-Geral da Itália, liderado por Massimiliano Iacchini.
Na cerimônia de inauguração, que também marcou a abertura da exposição “Città in Scena” (Cidades em Cena), participou uma delegação de parlamentares italianos, com a presença de Salvatore Caiata (Fratelli d’Italia), Alessandro Cattaneo (Força Itália), Fabio Porta (Partido Democrático), Jacopo Morrone (Liga) e Roberto Traversi (Movimento 5 Estrelas).
A Piazza Italia, que reabre após um longo projeto de requalificação desenvolvido pelo escritório de arquitetura italiano Archea, inspira-se nas ágoras italianas contemporâneas, com atenção especial à sustentabilidade e às soluções tecnológicas inteligentes.
Localizada entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Avenida Beira Mar, no centro do Rio, a praça fica bem ao lado da Casa Itália, sede do Consulado-Geral e de outras instituições.
Produzida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália e organizada pela Associação Nacional dos Construtores Italianos, pela associação Mecenate 90 ETS e pela Fundação Música para Roma, a exposição itinerante apresenta no exterior experiências de requalificação urbana, destacando as melhores práticas italianas de regeneração das cidades.