Notícias

Itália avalia que Ucrânia não conseguirá recuperar territórios

O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, afirmou que a Ucrânia não tem esperança de recuperar a Crimeia e os territórios que perdeu para a Rússia desde o início da invasão de Moscou em 2022.

A declaração consta em entrevista ao veterano jornalista Bruno Vespa para seu novo livro “Finimondo”, cujos trechos a editora Mondadori-Rai Libri divulgou antes da publicação.

“Recuperar os territórios perdidos em 2014 e depois de fevereiro de 2022 é agora considerado impossível por todos”, disse Crosetto.

Segundo o ministro italiano, “a Rússia jamais os entregará e a Ucrânia não terá forças para reconquistá-los sozinha, mesmo com a ajuda” da comunidade ocidental.

“Putin não pode voltar atrás também porque alterou a Constituição, tornando os territórios ocupados ‘russos’ para todos os efeitos e, portanto, se colocou em uma posição em que não pode negociar”, explicou.

Crosetto também expressou preocupação com a influência da propaganda russa sobre cidadãos comuns na Itália, enfatizando que os “italianos insuspeitos foram corrompidos pela Rússia”.

De acordo com ele, Moscou conduz uma guerra híbrida e cognitiva, utilizando ferramentas de manipulação de informação e propaganda sofisticadas, com infiltração científica, social e até corrupção clássica.

Crosetto alertou que a guerra russa não se limita aos combates no território ucraniano, mas se estende à formação cultural e mental de cidadãos, influenciando opiniões públicas e dificultando a unidade internacional em torno da Ucrânia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios