
A organização do Festival de Cinema Italiano divulgou a programação completa do evento que celebra duas décadas de exibição e difusão da cinematografia do “Belpaese” no Brasil.
Ao todo, os 24 filmes, sendo 12 estreias inéditas no país e 12 clássicos fundamentais, poderão ser vistos em mais de 100 salas espalhadas em 90 cidades de todo o Brasil.
Na cidade de São Paulo, o público poderá conferir gratuitamente uma seleção de obras no Cinema Reag Belas Artes, entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro. Os ingressos devem ser retirados 1h antes de cada sessão.
Já a partir de 5 de novembro até o dia 29, os longas também estarão disponíveis no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP). As entradas podem ser reservadas a partir das 9h (horário local), no dia de cada sessão, na bilheteria do CCBB ou no site oficial do local (bb.com.br/cultura).
Por sua vez, no CINUSP Paulo Emílio, sala de cinema gratuita e aberta ao público em geral, localizada no campus da capital, na Cidade Universitária, os filmes poderão ser vistos entre os dias 10 e 14 do mesmo mês. A retirada de ingresso também é feita 1h antes de cada sessão.
Para conferir as cidades e as salas de cinema participantes desta edição, é só acessar o site oficial do festival.
Entre os destaques inéditos da programação estão os filmes “L’abbaglio” (“A ilusão”), de Roberto Andò, com Toni Servillo; “Hey Joe”, de Claudio Giovannesi, estrelado por James Franco; “Le città di pianura” (“A última rodada”), de Francesco Sossai; o documentário “Roberto Rossellini, più di una vita” (“Roberto Rossellini, mais que uma vida”), de Ilaria de Laurentiis, Raffaele Brunetti e Andrea Paolo Massara; “Gioia mia” (“Verão na Sicília”), de Margherita Spampinato; e “La vita da frandi” (“Irmãos”), de Greta Scarano.
Além, é claro, do filme “De Nápoles a Nova York”, uma narrativa que mescla a dureza da imigração à poesia visual e à sensibilidade emocional características do cinema de Salvatores.
Já a “Seção Retrospectiva” trará de volta às telas obras que marcaram a história da sétima arte, como “Ladri di biciclette” (“Ladrões de bicicletas”), de Vittorio De Sica, marco do neorrealismo; “Paisà”, de Roberto Rossellini; e “L’amore in città” (“Amor na cidade”), antologia que reúne os cineastas Michelangelo Antonioni, Dino Risi, Federico Fellini, Carlo Lizzani, Francesco Maselli, Cesare Zavattini e Alberto Lattuada.



