
A Itália ressaltou a necessidade de fortalecimento das relações bilaterais entre a União Europeia e a América Latina, durante a quarta cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e o bloco europeu.
“Os recentes progressos nos acordos da UE com os parceiros latino-americanos confirmam o potencial para laços econômicos mais fortes”, afirmou a subsecretária italiana do Ministério das Relações Exteriores, Maria Tripodi, no segundo dia do evento, realizado em Santa Marta, Colômbia.
De acordo com a representante de Roma, “em tempos de incerteza, devemos reforçar as nossas interconexões, diversificar os mercados e cooperar com ainda mais determinação para enfrentar os desafios comuns”.
“Nosso objetivo é claro: construir juntos uma parceria baseada na confiança, reciprocidade e prosperidade compartilhada”, destacou Tripodi.
A 4ª edição da cúpula confirma o crescente foco da Itália e da UE na parceria euro-latino-americana, que envolve mais de um terço dos Estados-membros das Nações Unidas.
No centro da agenda estão o fortalecimento da ordem internacional baseada em regras; a tripla transição climática, energética e ambiental; a promoção comercial e de investimentos, além do combate ao crime organizado entre as partes.
Ao final do encontro, estão previstas três declarações a serem adotadas: uma política conjunta; outra sobre a segurança dos cidadãos e, por fim, uma sobre proteção social.



