Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: 2025 foi o terceiro ano mais quente da história, diz órgão da União Europeia
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > 2025 foi o terceiro ano mais quente da história, diz órgão da União Europeia
Notícias

2025 foi o terceiro ano mais quente da história, diz órgão da União Europeia

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O ano de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado pela humanidade, mantendo o planeta na rota para superar o teto de 1,5ºC de aquecimento em relação à era pré-industrial.

Segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas (C3S), sistema de observação da Terra da União Europeia, 2025 teve uma temperatura média de 14,97ºC, 0,13ºC mais fria que em 2024 e 0,01ºC menor que em 2023, os dois anos mais quentes da história.

https://www.provincia.biella.it/

Ainda de acordo com o Copernicus, os últimos 11 anos foram os mais quentes já registrados e, pela primeira vez, a média da temperatura global em um período trienal ultrapassou 1,5°C de aquecimento em relação aos níveis pré-industriais, colocando em risco a principal meta do Acordo de Paris.

Os termômetros em 2025 ficaram 1,47ºC acima do período pré-industrial, que contempla as décadas entre 1850 e 1900 e serve de referência para objetivos climáticos, porém, juntando os dados de 2023 (+1,48ºC) e 2024 (+1,60ºC), a média do triênio fica acima de 1,50ºC de aquecimento.

O Acordo de Paris, assinado em 2015, tem como meta mais ambiciosa limitar o aumento das temperaturas neste século a 1,5ºC em relação ao período pré-industrial, porém são necessários alguns anos acima desse patamar para sacramentar que o objetivo foi desrespeitado.

Com base na taxa atual de aquecimento, o Copernicus estima que essa barreira pode ser superada até o fim dos anos 2020, mais de uma década antes do que era previsto na assinatura do acordo. A ONU já trata a superação do limite de 1,5ºC como inevitável e agora defende esforços para que esse teto seja ultrapassado pelo menor período de tempo possível, de forma a minimizar os efeitos potencialmente catastróficos da crise climática.

“O fato de os últimos 11 anos terem sido os mais quentes já registrados fornece mais evidências da tendência inegável de aquecimento global. O mundo está se aproximando rapidamente do limite de temperatura de longo prazo estabelecido pelo Acordo de Paris. Estamos destinados a ultrapassá-lo, e a escolha que temos agora é como gerenciar da melhor forma suas consequências para as sociedades e os sistemas naturais”, declarou Carlo Buontempo, diretor do Copernicus.

O aquecimento global é causado pelas emissões de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2) e metano, que continuam aumentando, apesar dos alertas de cientistas de que elas precisam iniciar imediatamente uma trajetória de queda para garantir o cumprimento da meta de 1,5ºC.

Você pode se interessar também por ...

BANCA VENETO E POPOLARE DI VICENZA: Deputados italianos autorizam resgate de bancos em falência
Banco Central Europeu mantém promessa e aumenta juros em 0,25 ponto
Bolsonaro celebra prisão de Battisti: “terrorista”
Berlusconi rompe silêncio e cita fim de “deriva autoritária”
Giorgia Meloni parabeniza Kast e diz que relação entre Itália e Chile se fortalecerá
TAGGED:2025 foi o terceiro ano mais quente da história
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Erupção do Vesúvio ajuda cientistas a aprimorar métodos de datações vulcânicas

Fabio Botto
Fabio Botto
26 de setembro de 2026
Corpo em pedaços é achado em sacos pretos dentro de imóvel em Turim, na Itália
Coliseu de Roma é reaberto ao público após morte de operário
Papa Leão XIV pede “expansão da fé” a franceses durante missa na Place de la Concorde
“Arsenal da Esperança é uma história profundamente italiana”, diz subsecretário
Disparo acidental em exercício da Otan deixa militares italianos feridos
Itália deve ter eleições legislativas em outubro de 2027
Itália aprova limite de 30% para alunos que não dominam o italiano por classe e proíbe burca e niqab nas escolas
Aeroporto de Malpensa é oficialmente rebatizado com o nome de Berlusconi após dois anos de impasse judicial
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?