Catolicismo Romano

Tecnologia é destaque em programa para 400 anos da Basílica de São Pedro

Para celebrar os 400 anos da Basílica de São Pedro em 2026, a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou uma série de iniciativas que incluem desde novos serviços tecnológicos aos peregrinos, passando por exposições sobre as fases de construção da igreja, até uma nova fonte tipográfica no Microsoft Office em homenagem à caligrafia do pintor renascentista Michelangelo.

“Um aniversário é sempre uma ocasião para atualizar um evento histórico, neste caso, guardar a memória do primeiro papa, Pedro, e da basílica que repropõe a memória viva de Jesus Cristo e se baseia na profissão de fé do próprio apóstolo Pedro”, explicou o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro, durante uma coletiva de imprensa.

O programa terá início com a inauguração de uma nova Via Sacra dentro do templo, será encerrado em 18 de novembro, data da fundação da basílica, em 1626, com uma missa presidida pelo papa Leão XIV.

Entre as novidades, está um sistema digital de reservas, o Smart Pass, que ao ser integrado ao site oficial do espaço, permitirá uma gestão mais ordenada dos fluxos de visitantes.

Além disso, haverá uma melhor separação entre os turistas interessados em arquitetura e história daqueles com interesse religioso, que poderão acompanhar, através de um aplicativo com tradução simultânea em 60 idiomas, as liturgias, cantos e leituras.

Outras áreas do complexo monumental também serão abertas, como as cúpulas Gregoriana e Clementina, “para aliviar a carga de presenças, favorecer o recolhimento e a oração, e dar a oportunidade de conhecer melhor a basílica”, acrescentou Gambetti.

“Todo o terraço da basílica estará acessível, na altura dos três leques absidais, com exposições multimídia permanentes relacionadas à construção e manutenção” da igreja no Vaticano, revelou o cardeal.

Por fim, Gambetti anunciou a criação de uma nova fonte tipográfica, “Michelangelus”, inspirada na caligrafia do pintor Michelangelo Buonarroti (1475-1564), que, em breve, será incluída no pacote do Microsoft Office. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios