Notícias

Líder do movimento político italiano “5 estrelas”, Beppe Grillo, reúne deputados em local secreto

Beppe Grillo, líder da terceira força política mais votada nas eleições de fevereiro em Itália, convocou todos os deputados do Movimento 5 Estrelas (M5E) para um local secreto para discutir o impasse político que o país atravessa.

Divergências dentro do Movimento estão aparentemente na origem desta reunião, depois de alguns deputados se terem declarado dispostos a votar favoravelmente a um Governo de centro-esquerda liderado por Pier Luigi Bersani, apesar de Grillo ter afirmado reiteradamente que não vai apoiar nenhum partido político.

O Movimento 5 Estrelas, com os seus 53 senadores (e 109 deputados), é determinante em qualquer votação no Senado, onde nenhum partido tem maioria absoluta.

Como em anteriores iniciativas do M5E, a reunião de hoje foi organizada quase em segredo e Grillo convocou os deputados para uma praça de Roma, a Plaza Flaminio, de onde seguiram, em autocarros, para um local que não lhes foi revelado.

O humorista e os membros do seu movimento são conhecidos pela sua relutância em relação aos jornalistas, que acusam de não divulgar a verdade. Uma das promessas políticas do M5E é eliminar os fundos públicos que recebem alguns jornais italianos.

Os deputados estão autorizados a dar entrevistas, embora raramente o façam, mas Grillo proibiu-os de participarem em debates de comentário político na rádio e na televisão.

A Plaza Flaminio encheu-se de jornalistas, mas poucos deputados aceitaram falar e os que o fizeram pouco adiantaram sobre a reunião.

Até hoje, o M5E tem transmitido as suas reuniões em direto na Internet, o que fez, aliás, quando se reuniu com Pier Luigi Bersani durante as consultas deste para a formação de Governo. Hoje, porém, a reunião não vai ser transmitida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios