Notícias

Câmara dos Deputados da Itália aprova reforma constitucional proposta pelo governo de Matteo Renzi

Em segunda votação, a Câmara dos Deputados da Itália aprovou a reforma constitucional proposta pelo governo do premier Matteo Renzi.  

O texto, que já recebeu o aval do Senado mas retornará à Casa, recebeu 357 votos favoráveis e 125 contrários, além de sete abstenções. O opositor Movimento Cinco Estrelas (M5S) não participou da votação, enquanto o Forza Italia, do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, votou contra o projeto.

A legenda, no entanto, chegou dividida à sessão, já que, em agosto, na primeira votação, o Forza Italia foi favorável ao texto. Berlusconi teria orientado os parlamentares a votarem "não" no último fim de semana, atitude que gerou insatisfação dentro do partido.

No Twitter, Renzi comemorou a aprovação na Câmara dizendo que a Itália "agora é um país mais simples e justo". Já a ministra das Reformas Constitucionais, Maria Elena Boschi, destacou que o governo "deu um passo adiante" com a aprovação do projeto.

A reforma constitucional prevê, entre outras coisas, o fim do bicameralismo paritário na Itália, com a redução dos poderes do Senado. Com a medida, a Casa seria transformada em uma espécie de "Câmara das Autonomias" formada por representantes regionais não eleitos diretamente pelo povo e que não receberiam salários.  A Câmara será a única Assembleia Legislativa e autorizada a dar votos de confiança ao governo. Serão mantidos os 630 deputados eleitos por sufrágio universal, como já ocorre atualmente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios