Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: De olho em referendo, primeiro-ministro italiano Matteo Renzi tenta conter críticas internas
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > De olho em referendo, primeiro-ministro italiano Matteo Renzi tenta conter críticas internas
Notícias

De olho em referendo, primeiro-ministro italiano Matteo Renzi tenta conter críticas internas

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Sob um clima de tensão devido às derrotas no segundo turno das eleições municipais na Itália, realizadas em 19 de junho, o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi, reuniu sua direção para discutir seu futuro e o do governo.   

Embora tenha tentado se desvincular dos resultados em Roma e Turim, onde a legenda antissistema e populista Movimento 5 Estrelas (M5S) tirou do poder a centro-esquerda, Renzi vem sendo questionado pela minoria do PD, que pede sua renúncia ao cargo de secretário-geral da sigla.   

https://www.provincia.biella.it/

O primeiro-ministro acumula há mais de dois anos os postos de líder do Partido Democrático e de chefe de governo, situação que já criou diversos atritos com uma ala da legenda, a mesma que quase travou suas reformas trabalhista e eleitoral no Parlamento.   

"O alarme foi soado. Hoje você é visto como adversário por uma parte da direita, e tudo bem, mas também por uma parte da esquerda, e isso é um drama. Sem uma reviravolta, você conduzirá a esquerda italiana a uma derrota histórica", afirmou um dos líderes desse grupo, o deputado Gianni Cuperlo, se dirigindo a Renzi.   

Por sua vez, o primeiro-ministro ignorou o apelo de seus adversários internos e afirmou que quem quiser tirá-lo do comando do PD deve pedir a realização de um congresso e derrotá-lo nas urnas. "Boa sorte com isso", acrescentou. Ele também lembrou que o Partido Democrático tem pela frente um desafio crucial para seu futuro, o referendo sobre as reformas constitucionais do governo.   

Entre outras coisas, o projeto acaba com o bicameralismo paritário na Itália, com a redução dos poderes do Senado, mas para virar lei precisará ser chancelado pelo povo. Em caso de derrota, Renzi já prometeu deixar o poder. "O referendo é crucial para a credibilidade da classe política italiana. Alerto para a responsabilidade dessa passagem muito importante para o nosso partido e nossa comunidade", disse o premier.   

O Partido Democrático entrou em crise após as derrotas impostas por candidatas do Movimento 5 Estrelas em Roma e Turim, esta última um bastião histórico da esquerda italiana. Os resultados fortaleceram o partido do humorista Beppe Grillo, que faz campanha pelo "não" no referendo de outubro e vê a queda de Renzi como sua primeira chance real de governar o país. (Ansa)

Você pode se interessar também por ...

PIB da Itália cresce 0,1% em último trimestre de 2015
ENTRETENIMENTO: Nasce a pequena Paola, filha da cantora italiana Laura Pausini
Itália suspenderá venda de armas para a Turquia
Jovem marroquina nega relações sexuais com Berlusconi
Vaticano elogia lei ficha limpa
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

“Pensei que as coisas seriam mais fáceis com Trump”, admite Giorgia Meloni

Fabio Botto
Fabio Botto
21 de agosto de 2026
MONTE DEI PASCHI DI SIENA: Banco mais antigo do mundo lança oferta dupla para escapar de ser comprado
Tenista italiano Sinner desiste de disputar US Open por lesão no joelho
Itália enfrenta disparada dos combustíveis no fim do verão: gasolina chega a € 2,07 nas autoestradas
Menina de quatro anos morre na Itália com suspeita de difteria
Prefeito de cidade italiana proíbe bicicletas no centro após ser atropelado
Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?