Uma professora de uma escola em Veneza provocou polêmica na Itália após proibir as alunas de usarem “tops” durante a prática das atividades esportivas.
A medida foi determinada pela professora de educação física da Escola Estadual de Arte Marco Polo e tem como objetivo vetar o uso da vestimenta para as meninas “não distraírem os meninos”.
“As meninas devem esconder suas formas para não chamar a atenção e não distrair seus companheiros masculinos”, alegou a educadora.
A proibição, porém, foi imediatamente violada por algumas das estudantes, que compareceram na escola com o top esportivo e segurando uma faixa em protesto com a frase: “Mude de ideia, não de roupa”.
Um grupo de alunos também participou do movimento com cartazes contra a restrição da vestimenta. As imagens foram publicadas pelo coletivo “Polo-Las” no Instagram.
“A professora defende que as meninas devem cobrir suas formas para não tirar a atenção e não distrair os companheiros masculinos. Logo depois, ela ameaçou notificar se nas próximas aulas as meninas voltassem a aparecer com os tops esportivos, considerados pela professora “inadequados para o contexto escolar”, afirmaram os estudantes.
Os alunos consideraram a situação escandalosa e desrespeitosa e ressaltaram que “os professores nos obrigam a mudar de roupa em vez de mudar a mentalidade das outras pessoas”.
Após o protesto, uma assembleia estudantil foi realizada para organizar novas formas de manifestação.
“Vivemos em uma cidade e em uma sociedade onde estamos acostumados a ter medo, quando saímos para a rua à noite, quando estamos em um clube e conhecemos alguém só por causa de como nós estamos vestidas”, disseram as alunas, acrescentando que não vão mais ter medo.