Notícias

Rússia garante fornecimento de gás natural à União Europeia

A Rússia afirmou que não há risco de interrupção de fornecimento de gás natural para a União Europeia por conta da crise de migrantes entre Belarus e Polônia.

A afirmação vem após o presidente Aleksandr Lukashenko fazer ameaças contra o bloco. “A confiabilidade da Rússia como fornecedora sob os atuais e futuros contratos não está em discussão”, disse o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov, em sua coletiva diária com a imprensa.

Questionado se concordava com a ameaça de Lukashenko, Peskov disse que o governo russo não apoiava a declaração.

O mandatário deu uma entrevista polêmica para a agência estatal Belta. “Fornecemos calor para a Europa, e ainda mais agora que ameaçam fechar fronteiras. E se interrompermos o fornecimento de gás natural ali?”, disse à mídia como referência aos cerca de 680 quilômetros de dutos da empresa russa Gazprom que passam pelo território de Belarus antes de chegar à Polônia.

A Rússia é a única grande aliada do país de Lukashenko que restou após as polêmicas eleições que culminaram com a vitória dele em agosto do ano passado. Para os europeus – tanto UE como Reino Unido – o pleito foi fraudado para manter o “último ditador” do continente no poder. Lukashenko é presidente desde 1994.

Com a crise na fronteira entre Polônia e Belarus, a Comissão Europeia anunciou que já está tramitando o sexto pacote de sanções políticas e econômicas contra os aliados do presidente.

Por conta disso, Lukashenko fez a ameaça tentando chantagear a UE.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios