Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Fronteira entre Itália e Eslovênia inicia mandato como capital da cultura na União Europeia
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Fronteira entre Itália e Eslovênia inicia mandato como capital da cultura na União Europeia
Notícias

Fronteira entre Itália e Eslovênia inicia mandato como capital da cultura na União Europeia

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Uma região marcada por tensões e disputas territoriais no século 20 iniciou o mandato como capital europeia da cultura em 2025.

As cidades de Gorizia, na Itália, e Nova Gorica, na Eslovênia, dividem o título com Chemnitz, na Alemanha, para transmitir uma mensagem de união entre dois municípios separados apenas por uma imaginária linha de fronteira.

“Em um mundo caracterizado por crescentes tensões e conflitos, pelo abandono da cooperação internacional como elemento fundador da vida internacional, Eslovênia e Itália souberam demonstrar que é possível escolher o caminho da cooperação”, disse o presidente italiano, Sergio Mattarella, durante a cerimônia de inauguração da primeira capital europeia da cultura transfronteiriça.

Em seu discurso, o chefe de Estado ainda fez uma defesa do “valor histórico da União Europeia”, onde “diferenças e incompreensões deram lugar a fatores que nos unem” e os “valores da convivência e do acolhimento” se opõem ao “obscurantismo”.

“Ser capital europeia da cultura transfronteiriça significa ter a coragem de ser portadora de luz e confiança no futuro do mundo, onde se difundem sombras, incertezas e medo”, salientou.

Já a presidente da Eslovênia, Natasa Pirc Musar, disse que a união de Nova Gorica e Gorizia “simboliza paz, liberdade, ótimas relações, colaboração e respeito”.

O dia, no entanto, também foi marcado por um ato de vandalismo na “foiba” de Basovizza, local símbolo do “Massacre das Foibe”, um dos episódios mais trágicos relacionados ao pós-guerra na Itália.

Vândalos picharam frases em esloveno que diziam “Trieste é nossa” e “Trieste é um poço”, em referência à capital da região italiana de Friuli Veneza Giulia, também na fronteira com a Eslovênia. “Nada pode fazer voltar atrás a história que Eslovênia e Itália construíram e constroem juntas”, destacou Mattarella.

O “Massacre das Foibe” ocorreu após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando milhares de pessoas que se opunham à anexação de parte de Veneza Giulia pela antiga Iugoslávia comunista foram assassinadas pelo Exército do marechal Josip Broz Tito.

As vítimas eram jogadas com ou sem vida em poços formados pela ação da água no solo, chamados na Itália de “foibe” – no singular, “foiba”. Estimativas apontam que de 5 mil a 17 mil italianos morreram na perseguição iugoslava, sendo que a maioria residia na cidade de Trieste e nas regiões croatas de Ístria e Dalmácia. A disputa fronteiriça se resolveu de forma definitiva apenas com um tratado assinado em 1975.

O massacre foi negado durante muito tempo por parte da esquerda italiana, e o Dia da Lembrança foi instituído apenas em 2004, sendo celebrado anualmente em 9 de fevereiro.

“A foiba de Basovizza é um lugar sacro, um monumento nacional a ser honrado com silêncio e oração. Ultrajar Basovizza, ainda mais com frases repugnantes que remetem a páginas dramáticas da nossa história, significa ultrajar toda uma nação”, disse a premiê italiana, Giorgia Meloni.

Você pode se interessar também por ...

Choque de instituições e dívida pública ameaçam a Itália
Roma recebeu exposição com 1,5 mil pares de tênis
Papa Bento XVI fala sobre economia em sua 3ª encíclica
VENCEDORA DO THE VOICE ITALIA: Freira italiana grava “Like a Virgin” em seu 1º álbum
Deputado italiano Umberto Bossi, expoente histórico da Liga Norte, é condenado por desviar dinheiro
TAGGED:Fronteira entre Itália e Eslovênia inicia mandato como capital da cultura na União Europeia
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis

Fabio Botto
Fabio Botto
17 de maio de 2026
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
Itália passa a exigir placas de identificação para patinetes elétricos
Cineasta italiano Paolo Sorrentino prepara documentário sobre trajetória de Carlo Ancelotti
FSSPX confirma sagrações de novos bispos. Vaticano endurece o tom alegando “cisma”
Italiano Fabio Di Giannantonio vence corrida caótica no GP da Catalunha de MotoGP
Tenistas italianos Bolelli e Vavassori fazem história e conquistam título inédito nas duplas em Roma
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?