Notícias

Adiamento nas eleições do “COMITES” e do “CGIE” é aprovada na Câmara dos Deputados da Itália

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou, a conversão em lei do decreto que estabelece o adiamento das eleições nos Comites e no Consiglio Generale degli Italiani all'Estero – Cgie para 2012. A matéria, que agora segue para exame no Senado,  foi aprovada com os votos do Pdl e da Lega Nord, enquanto o Partito Democratico e Italia dei Valori manifestaram-se contrários à conversão –  os integrantes da Udc preferiram se abster.

Os apelos dos integrantes da oposição não sensibilizaram a base governista. O deputado Fabio Porta, por exemplo, lembrou que, em relação aos Comites, já ocorreu uma prorrogação de um ano, de 2009 para 2010. Não havia, segundo o parlamentar, nenhuma urgência na reforma.

-Nós, parlamentares eleitos no exterior – assinalou –  temos uma necessidade absoluta de que a democracia, não só na Itália, mas também entre os nossos compatriotas, continue a funcionar. Não se suspende com um decreto-lei a democracia. Os italianos que vivem no exterior são tão portadores de direitos quanto os que vivem na Itália.

Porta acentuou que depois de muitos golpes, com cortes e suspensão de programas de assistência em termos de língua e cultura, os italianos no exterior não poderiam sofrer mais um golpe, que sacrificará os seus direitos democráticos de participação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios