Notícias

Agência rebaixa nota de crédito da Itália

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito da Itália de BBB para BBB-, deixando o país a um passo de perder o grau de investimento.

Segundo a empresa, o corte na avaliação reflete o “significativo impacto do coronavírus na economia italiana”. A Fitch cita as previsões do governo de queda de 8% no Produto Interno Bruto em 2020 e de que a dívida pública cresça 20 pontos e chegue a 156% do PIB.

Além disso, a agência mencionou o crescimento da tensão política no país. “A Itália demonstrou uma ampla coesão política nas primeiras semanas da pandemia. Mas as tensões voltaram nas últimas semanas e se intensificarão com o relaxamento gradual das medidas de isolamento”, diz a Fitch.

Apesar disso, a agência manteve uma perspectiva “estável” para a avaliação da Itália nos próximos meses, acreditando que o programa de estímulos do Banco Central Europeu (BCE), que totaliza 750 bilhões de euros, ajudará na recuperação do país.O ministro da Economia, Roberto Gualtieri, afirmou que os fundamentos das finanças públicas da Itália “são sólidos” e disse que as outras agências de classificação de riscos foram “mais
prudentes”.

“A Fitch antecipou a avaliação do rating programada para 10 de julho. A aceleração se justificaria pela deterioração do quadro macroeconômico e das finanças públicas, mas se trata de efeitos inteiramente devidos a uma causa externa e temporária”, salientou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios