Notícias

Agência sanitária da Itália cogita vacinação anual contra Covid

O diretor da agência sanitária da Itália afirmou que a vacinação contra a Covid-19 pode se tornar anual, assim como a da gripe.

Em audiência na Comissão de Saúde do Senado, Nicola Magrini, chefe da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa), disse que já estão em curso vários estudos sobre o declínio da imunidade após a vacinação.

“O modelo teórico pode ser aquele da vacinação antigripal, com reforços anuais”, ressaltou. A Itália já liberou a terceira dose para todos os adultos, e o reforço é feito apenas com as fórmulas de RNA mensageiro, ou seja, da Pfizer e da Moderna.

Mas o surgimento da variante Ômicron, que infectou dezenas de pessoas já imunizadas, embora tenha causado apenas sintomas leves na maioria dos casos, levantou o debate sobre a necessidade de novos reforços vacinais.

Em sua audiência no Senado, Magrini destacou que existem sinais de que a Ômicron possa ser menos grave que a Delta, que é a variante predominante hoje na maior parte da Europa. “A própria OMS [Organização Mundial da Saúde] expressou que a Ômicron parece ser controlável com os instrumentos atuais”, disse.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios