Notícias

“Ucrânia vencerá guerra graças à voz da cultura”, diz Zelensky em mensagem enviada ao Festival de Sanremo

Em mensagem enviada ao Festival de Sanremo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país “definitivamente” vencerá a guerra deflagrada pela Rússia desde o dia 24 de fevereiro de 2022.

“A Ucrânia definitivamente vencerá esta guerra. Ela vencerá junto com o mundo livre. Ela vencerá graças à voz da liberdade, da democracia e, claro, da cultura”, diz o texto lido pelo diretor artístico e apresentador do principal concurso musical da Itália, Amadeus.

Zelensky iniciou sua carta destinada aos participantes, organizadores e convidados falando que, “por mais de sete décadas, o festival de Sanremo é ouvido em todo o mundo”, com “sua voz, sua beleza, sua magia, sua vitória”.

“Todos os anos nas margens do Mar da Ligúria a música vence. A cultura e a arte vencem. A música vence! E esta é uma das melhores criações da civilização humana”, acrescentou.

Zelensky ressalta, no entanto, que, “infelizmente, durante todo o tempo de sua existência, a humanidade não cria apenas coisas bonitas” e, infelizmente, hoje no seu “país ouvem-se tiros e explosões”.

Apesar disso, garante que a Ucrânia vencerá a ofensiva liderada pelo regime do presidente russo, Vladimir Putin.

No texto lido por Amadeus, Zelensky também agradece “o povo italiano e seus líderes que, juntamente com a Ucrânia, aproximam esta vitória”.

“Desejo sucesso a todos os finalistas e, do fundo do meu coração, quero convidar os vencedores deste ano para Kiev, na Ucrânia, no ‘Dia da Vitória’. No nosso ‘Dia da Vitória'”, enfatizou.

Por fim, o presidente da Ucrânia reforçou que “esta vitória hoje está sendo criada e alcançada em condições extremamente difíceis” e “centenas de canções já foram escritas sobre isso”, inclusive a que foi tocada pela banda ucraniana Antytila no palco do Teatro Ariston.

“Tenho certeza de que um dia todos ouviremos nossa canção de vitória juntos”, concluiu. A intervenção de Zelensky sobre a invasão russa à Ucrânia era um dos momentos mais aguardados do evento. Inicialmente, estava programado que o presidente enviasse um discurso gravado, mas a organização acabou recuando após críticas de expoentes políticos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios