Notícias

“AMBASCIATORI DI SICUREZZA”: Estrangeiros são um perigo ao volante na Itália, segundo estatísticas

Os motoristas estrangeiros, principalmente se extracomunitários, correm mais riscos nas ruas da Itália do que os italianos. O que causa tantos acidentes entre os estrangeiros são os hábitos culturais e de condução veículos distintos, explicaram os dirigentes do Automóvel Clube da Itália (ACI).

As estatísticas mostram que, na média, 6,4% dos motoristas italianos se envolvem em acidentes por ano, enquanto a porcentagem entre os não-italianos chega a 13,5%.

Os dados motivaram o ACI a lançar o projeto Tremila stranieri Ambasciatori di sicurezza stradale, idealizado pelo ministro da Cooperação Andrea Riccardi, cujo objetivo é promover a integração dos estrangeiros nas ruas da Itália. A partir de 28 de setembro, milhares de cursos gratuitos de direção segura serão oferecidos aos motoristas estrangeiros nos próximos três anos.

Os três mil "alunos" selecionados por várias comunidades nacionais, serão treinados na sede do ACI-Sara Assicurazioni de Vallelunga, na periferia da capital, tornando-se assim "embaixadores para a segurança rodoviária" junto aos seus próprios compatriotas.

Além dos cursos de direção segura, a iniciativa inclui uma central de atendimento multilíngue para dar assistência técnica e legal para questões relacionadas com a mobilidade. 

Por trás do projeto ACI – patrocinado pela presidência do Conselho de Ministros, e pelos Ministérios das Relações Exteriores, Cooperação e Assuntos Regionais – não há só uma lógica de integração e acolhimento, mas também considerações econômicas. 

Acidentes rodoviários e viários custam ao Estado italiano mais de € 30 bilhões por ano, ou cerca de 2% do PIB (Produto Interno Bruto). Portanto, em tempos de crise e de revisão de gastos, a "segurança nas estradas é um valor social e econômico" e por isso representa "uma prioridade estratégica para o país", disse o presidente do ACI Angelo Sticchi Damiani, lembrando que os motoristas estrangeiros na Itália são 2,6 milhões.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios