Notícias

Na Itália, 26 mil empresas estão em mãos estrangeiras

Entre as empresas presentes na Itália 7,4% são gerenciadas por imigrantes, tanto é que as empresas 'estrangeiras' cresceram em 26 mil unidades, em comparação com o declínio de mais de 28 mil empresas italianas. É o que mostra um levantamento da Fundação Leone Moressa de Veneza.

Sobre seis milhões de empresas operantes na Itália em 2011, 454 mil são lideradas por estrangeiros, ou seja 7,4% do total. 

Apesar da crise, as empresas estrangeiras registraram no final do ano passado um saldo positivo de 26 mil unidades, em oposição às empresas italianas que, ao contrário, diminuíram em mais de 28 mil unidades.

De acordo com a pesquisa, quando os estrangeiros abrem um negócio preferem constituí-lo com compatriotas (ou começam empresas individuais por conta própria), em vez de ter parceiros italianos.

Mais de 156 mil empresas 'estrangeiras' (34,4% do total) se concentram no setor do comércio. Seguem-se quase 125 mil unidades (27,5%) no setor da construção e 89 mil (19,7%) no de serviços.

A Lombardia, com mais de 85 mil empresas, é a região da Itália que concentra o maior número de empresas lideradas por estrangeiros (18,9% do total), seguida por Lazio (11,2%) e Toscana (10%).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios