Notícias

Antropólogos buscam sepultura para encontrar restos mortais da “Monalisa”

Uma equipe de antropólogos começará a trabalhar junto com arqueólogos no interior da Igreja do Convento Santa Úrsula, em Florença, em busca da sepultura de Lisa Gherardini Del Giocondo, considerada a musa que inspirou Leonardo da Vinci a pintar o quadro "Gioconda", a Mona Lisa. Segundo uma nota da província de Florença, os antropólogos divulgarão todos os restos mortais do ossuário descoberto na igreja maior do ex-mosteiro. Do ossuário surgiram uma caveira, vértebras e outros ossos humanos. Nos próximos dias começam a ser abertas as sepulturas encontradas na igreja.

"Estamos entrando na parte viva da pesquisa e poderão surgir algumas descobertas", explicou o presidente do Comitê para a Valorização dos Bens Históricos, Culturais e Ambientais, Silvano Vincenti, que coordena os trabalhos.

"É possível que não exista uma segunda cripta. Se for assim, a cripta encontrada embaixo do altar poderia ser aquela onde foram realizadas as sepulturas dos externos [pessoas que não viviam no convento]. Se dentro do ossuário encontramos também restos mortais humanos masculinos, isto poderia representar uma prova que comprava esta hipótese" disse ele.

Nesta sepultura poderiam estar também os ossos da Lisa, que foi enterrada no convento, onde morreu após ter passado os últimos dois anos de sua vida.

As escavações começaram em 11 de maio e têm como objetivo encontrar os restos mortais de Lisa, que faleceu em 1542, para reconstruir seu rosto e compará-lo à imagem do quadro de Leonardo da Vinci que está no Museu do Louvre, de Paris.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios