Notícias

Apesar de protestos, técnico Gennaro Gattuso defende jogo entre Itália e Israel

O técnico da Itália, Gennaro Gattuso, defendeu a realização da partida contra Israel marcada para 14 de outubro, em Udine, apesar das pressões de ativistas e até do prefeito da cidade para adiar o confronto em função da guerra na Faixa de Gaza.

“Sou um homem de paz e desejo paz para todo o mundo, faz mal ao coração ver civis e crianças perdendo a vida, mas fazemos um trabalho, e Israel está no nosso grupo, então temos de jogar”, disse Gattuso em uma coletiva de imprensa em Florença, às vésperas de mais uma rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

A Azzurra receberá a Estônia em 4 de setembro, em Bergamo, e quatro dias depois jogará contra Israel na Hungria, uma vez que o país judeu não tem recebido partidas europeias por conta da guerra.

Já em 14 de outubro, a Itália enfrentará a seleção israelense em Udine. “Israel não foi excluído das competições esportivas internacionais, mas, diante de um drama sem igual nos últimos 80 anos, diante de tanto sofrimento, jogar agora seria inoportuno”, afirmou o prefeito da cidade, Alberto Felice De Toni, de centro-esquerda.

A partida será disputada no estádio da Udinese e, segundo o político, a prefeitura não tem poder de intervir no caso. “A decisão de receber o jogo da seleção é da Figc [Federação Italiana de Futebol], e a partida é organizada pela Uefa”, salientou.

Paralelamente, uma petição online já reuniu 20 mil assinaturas pedindo o cancelamento do duelo, que pode ser decisivo para o destino da Itália nas Eliminatórias — a Azzurra não disputa a Copa do Mundo desde 2014.

A Figc estuda reverter o dinheiro arrecadado com bilheteria para organizações humanitárias que atuam na Faixa de Gaza, mas o Comitê para a Palestina em Udine considera a medida insuficiente.

“A tragédia de Gaza não é uma catástrofe natural ou uma emergência a ser compensada com beneficência, mas sim o fruto de um projeto colonialista e genocida levado adiante por Israel com o apoio de potências ocidentais e a cumplicidade do mundo do futebol”, disse o grupo.

A Itália está em terceiro lugar na chave I das Eliminatórias, com três pontos em dois jogos, enquanto Israel está em segundo, com seis pontos em três partidas. O grupo é liderado pela Noruega, com 12 pontos em quatro rodadas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios