Notícias

Após acidente, venezianos protestam contra cruzeiros

Incidente com navio da MSC deixou quatro feridos recentemente

Recentemente após a colisão envolvendo um navio da MSC Cruzeiros, moradores saíram às ruas de Veneza para protestar contra a passagem de grandes embarcações pelo centro histórico da cidade.

A passeata começou a poucos metros do terminal de passageiros do Porto de Veneza, onde ocorreu o incidente, e seguiu em direção à Praça San Marco, no coração da capital do Vêneto.

O ato reuniu cerca de 3 mil pessoas, que exigiram a retirada dos navios de cruzeiro da Lagoa de Veneza. Os manifestantes conseguiram até uma liberação extraordinária para protestar na Praça San Marco, interditada para atos desde 1997, quando um grupo tentou proclamar a independência de Veneza.

Em 2017, o governo italiano fechou um acordo com a cidade e a região do Vêneto para mudar a rota dos navios de cruzeiro, que atualmente entram em Veneza pela Bacia de San Marco, em pleno centro histórico, e pelo Canal de Giudecca.

O plano prevê que embarcações com mais de 55 mil toneladas sejam direcionadas a Marghera, bairro situado no continente e que abriga um dos principais portos comerciais da Itália. Com a troca de governo no ano passado, contudo, o projeto não andou mais.

Além de despejar milhares de turistas de uma vez em uma cidade que já sofre com a superlotação, os navios de cruzeiro representam um fator de risco para o solo lagunar e para o frágil ecossistema de Veneza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios