Notícias

APOSENTADORIA: Árbitro italiano Roberto Rossetti pendura o apito

O árbitro italiano Roberto Rosetti, que dirigiu a final do UEFA EURO 2008 entre a Espanha e a Alemanha, decidiu colocar um ponto final na carreira, para assumir o comando da Associação Italiana de Árbitros (AIA).

O italiano de 42 anos anunciou a decisão, depois de dirigir dois encontros no Campeonato do Mundo da África do Sul.

"Tenho de reconhecer que tive uma carreira extraordinária. Comecei a arbitrar aos 16 anos e estou quase a fazer 43", afirmou. "Foi uma grande parte da minha vida, 13 épocas na Serie A, dois Campeonatos do Mundo, três meias-finais da UEFA Champions League e uma final do Europeu". Rosetti vai agora passar a dirigir a comissão de árbitros nacionais da Serie B.

O gestor hospital, que reside em Turim, recebeu as insígnias da FIFA em 2002 e atingiu vários pontos altos na arbitragem, dirigindo diversos jogos de grande importância, com destaque para a participação no UEFA EURO 2008, organizado na Áustria e na Suíça, onde apitou o encontro de abertura, entre a Suíça e República Checa, o Croácia-Turquia, dos quartos-de-final, e a final de Viena, ganha pela Espanha.

O italiano dirigiu na África do Sul os jogos entre a Austrália e o Gana, da fase de grupos, assim como o encontro dos oitavos-de-final entre a Argentina e México. Apesar de ainda estar a mais de dois anos do limite de idade dos árbitros italianos, Rosetti afirmou que está feliz por pendurar o apito. "Esta proposta levou-me a dar um rumo diferente à minha carreira. Saio enquanto estou no topo, para dar lugar aos mais jovens. Estou muito feliz por ter tomado esta decisão".

Rosetti estreou-se na Serie A a 19 de Abril de 1998, num triunfo da UC Sampdoria sobre o SSC Napoli, terminando a carreira com 189 jogos do escalão principal, incluindo cinco derbies de Milão, três de Roma e quatro de Génova. Dirigiu três finais da Taça de Itália e foi eleito o melhor árbitro italiano pela Associação de Futebolistas Italianos (AIC) em cinco anos consecutivos, entre 2006 e 2010.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios