Notícias

Aposentados protestam contra políticas do governo italiano

Ato foi convocado pelos sindicatos e realizado em Roma

Uma manifestação convocada por sindicatos reuniu milhares de aposentados em Roma, para protestar contra as políticas econômicas do governo da Itália.

O ato foi realizado, na Piazza San Giovanni, sob o slogan “Nos dê a razão, Nos dê pensões” para contestar o novo mecanismo de revisão de aposentadoria proposto pelo governo que, de acordo com o sindicatos, envolve um corte de 3,5 milhões de euros em pensões nos próximos três anos.

O protesto foi organizado pela Confederação-Geral Italiana do Trabalho (Cgil), pela Confederação Italiana dos Sindicatos dos Trabalhadores (Csil) e pela União Italiana do Trabalho (UIL).

“Se não houver resposta, amanhã será ainda mais. Vamos continuar mobilizando todas as cidades, vilas e bairros. Se necessário, vamos pedir a Cgil, Csil e UIL para bloquear o país”, disse o secretário geral da União dos Aposentados-Confederação Geral do Trabalho Italiana (CGIL-SPI), Ivan Pedretti.

A lei orçamentária prevê um piso de 780 euros para as aposentadorias e o pagamento de uma “renda de cidadania” para desempregados ou trabalhadores que recebam salários inferiores a esse valor. “Dezesseis milhões de pensionistas gostariam que o governo prestasse atenção a eles”, afirmou o secretário-geral do Uil, Carmelo Barbagallo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios