Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Arcebispo Georg Ganswein diz que Bento XVI ordenou destruição de arquivos pessoais
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Arcebispo Georg Ganswein diz que Bento XVI ordenou destruição de arquivos pessoais
Catolicismo RomanoNotícias

Arcebispo Georg Ganswein diz que Bento XVI ordenou destruição de arquivos pessoais

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O papa emérito Bento XVI ordenou antes de morrer que todos os seus arquivos privados fossem destruídos.

A revelação está em um novo livro do secretário particular de Joseph Ratzinger, arcebispo Georg Ganswein, que ameaça provocar turbulências no pontificado de Francisco.

https://www.provincia.biella.it/

“Os papéis privados devem ser destruídos. Isso vale sem exceção e sem escapatória”, disse Bento XVI, de acordo com relato de seu ajudante mais próximo.

“Recebi instruções precisas, com indicações que me sinto na obrigação de respeitar, relativas à sua biblioteca, aos manuscritos de seus livros, à documentação ligada ao Concílio e à sua correspondência”, contou Ganswein.

O livro em questão se chama “Nient’altro che la verità” (“Nada mais que a verdade”, em tradução literal) e também traz críticas veladas ao papa Francisco, como por sua decisão de viver na Casa Santa Marta em vez do luxuoso Palácio Apostólico.

“Os espaços pessoais dos últimos pontífices foram equivalentes aos de Francisco no apartamento de Santa Marta”, diz o arcebispo no livro. “Não era correto contrapor o papa Francisco ao papa Bento por sua diferença na escolha da habitação. Para evitar a deterioração dos cômodos, [o Palácio Apostólico] continua precisando ser cuidado, então a questão de economia não tem nada a ver, é mais uma questão de psicologia pessoal”, acrescenta.

Na mesma obra, Ganswein ainda revela sua insatisfação por ter sido afastado do comando da Prefeitura da Casa Pontifícia, em 2020, embora, oficialmente, ainda ocupe o cargo. “Fiquei chocado e sem palavras, me senti um prefeito pela metade”, diz o arcebispo, salientando que o próprio Bento XVI brincou com o caso.

“Acho que o papa Francisco não confia mais em mim e quer que você seja o meu guardião”, comentou Ratzinger, segundo seu secretário particular.

As declarações de Ganswein já motivaram reações no alto escalão da Cúria Romana, apenas um dia após o sepultamento do papa emérito.

https://www.provincia.biella.it/

“Obviamente, existem sensibilidades, feridas, dores, mas sempre foi assim na história evangélica. Seria sábio ficar em silêncio e buscar a mensagem profunda de Bento XVI”, disse nesta sexta à Rai Radio 1 o arcebispo Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

Você pode se interessar também por ...

Inflação na Itália atinge maior valor desde 1986
IMIGRAÇÃO ILEGAL: Naufrágio de barco em Lampedusa, no sul da Itália, deixa vários mortos
Comunidades estão “de joelhos” após incêndios, diz governador da região da Sardenha
Fabio Botto Farhan: GRAVE CRISE ECONÔMICA: Europa obtém acordo sobre pacto fiscal
Papa Bento XVI apoia o diálogo entre governo e as Farc
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada

Fabio Botto
Fabio Botto
4 de julho de 2026
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?