Notícias

Itália apoia medidas de segurança para afegãos a partir de setembro

O Ministério das Relações Exteriores da Itália defendeu a necessidade da comunidade internacional adotar uma estratégia para garantir segurança aos cidadãos que planejam sair do Afeganistão após o dia 31 de agosto, data limite para a retirada das tropas estrangeiras do território afegão.

Em nota, a Farnesina explicou que o Afeganistão iniciará uma segunda fase, na qual terá que ser “estudadas possíveis soluções para dar passagem segura aos afegãos que pretendem deixar o país mesmo depois de 31 de agosto”.

“É necessário adotar uma estratégia partilhada a nível multilateral que envolva todos os principais atores internacionais, a começar pelos países vizinhos”, diz o texto.

O ministério comandado pelo italiano Luigi Di Maio recordou ainda que a Itália foi o primeiro país da União Europeia (UE) a completar as operações de evacuação de Cabul por via aérea, retirando 5 mil afegãos, incluindo aqueles que colaboraram com a presença italiana no país.

Por fim, o comunicado destaca o “extraordinário esforço conjunto da Farnesina, do Ministério da Defesa e do setor de Inteligência” para tornar a Itália o primeiro entre os países da UE em número de evacuados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios