Notícias

Arqueólogos encontram restos da “Basílica de Vitrúvio” na Itália

Arqueólogos italianos descobriram restos da famosa “Basílica de Vitrúvio”, edifício descrito em um célebre tratado de arquitetura no século 1 antes de Cristo, resolvendo um dos grandes mistérios da Roma Antiga.

A confirmação foi dada por Luca Serfilippi, prefeito de Fano, cidade do centro da Itália onde as ruínas da construção foram encontradas.

Esperávamos por essa descoberta há mais de 2 mil anos e encontramos a Basílica de Vitrúvio”, declarou Serfilippi, acrescentando que a descoberta terá uma “projeção mundial”.

A notícia confirma as suspeitas surgidas no início de 2023, quando restos de um antigo edifício público da época romana foram identificados durante uma obra em Fano, fazendo arqueólogos iniciarem uma investigação para saber se tratava-se da célebre basílica.

Vitrúvio viveu entre 80 a.C. e 15 a.C., tendo deixado como legado o volume “De Architectura”, que estabeleceu as bases da arquitetura clássica. O “Homem Vitruviano”, famoso desenho de Leonardo da Vinci, baseou-se nas proporções do corpo masculino descritas pelo antigo arquiteto romano em seu tratado.

Em “De Architectura”, Vitrúvio relata ter construído uma basílica em Fanum Fortunae (a atual Fano), cidade banhada pelo Mar Adriático, mas a obra nunca havia sido encontrada até agora, e sua localização exata permanecia um mistério.

Embora tenha sido apropriado pelo catolicismo ao longo dos séculos, o termo “basílica” remonta à Grécia Antiga e significa um grande espaço coberto voltado à realização de assembleias.

“Essa descoberta é excepcional na história da arqueologia e da arquitetura. Os livros de história vão falar sobre esse dia”, celebrou o ministro da Cultura da Itália, Alessandro Giuli, que comparou o feito com a descoberta da tumba de Tutancâmon, em 1922.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios