Notícias

Associações gays italianas protestam contra música “Luca era Gay” que integrará “Sanremo 2009”

Associações de defesa dos direitos dos homossexuais na Itália programaram para o próximo sábado uma manifestação contra a canção "Luca era gay", que será apresentada no Festival de Música de Sanremo 2009 pelo cantor Povia, um ex-gay.

 

Com o slogan "Eliminamos a Itália dos preconceitos", a mobilização foi lançada pelas instituições Arcigay, Arcilesbica, Arci, Agedo e Familia Arcobaleno, que afirmam que o protesto será "um cortejo alegre".

 

O presidente Associação Lésbica e Gay Italiana (Arcigay), Aurelio Mancuso, afirmou que a letra de "Luca era gay", "representa uma ferida para todos os homossexuais que estão lutando contra a homofobia e a ignorância na Itália".

 

Mancuso defendeu também que "a orientação sexual não pode ser trocada como um par de sapatos, é algo enraizado na nossa natureza, do qual não precisamos nos envergonhar", condenando a música de Povia, que afirma que a homossexualidade tem cura.

 

Essa canção "inclui todos os preconceitos possíveis", declarou Imma Battaglia, presidente da organização Di'Gay Project, reiterando que Paolo Bonolis, diretor artístico e apresentador do festival, também é culpado, pois "com seus escandalosos milhões de euros, seleciona canções discriminatórias e nada educativas".

 

Povia será um dos destaques do Festival de Sanremo, que começa nesta terça-feira e vai até o próximo dia 21. Esta é a 59ª edição do festival, evento que é considerado uma das premiações mais reconhecidas do cenário musical mundial.

Cantor é 'ex-gay'

 

A polêmica começou em janeiro, quando a música foi escolhida para o festival. Em entrevista na época, o autor defende "que uma pessoa não nasce, mas se torna gay".

 

– Meus pais se separaram quando eu era pequeno e meu pai saiu de casa. Fiquei sozinho em um ambiente feminino, brincava de boneca. Engana-se quem pensa que uma pessoa nasce gay. Você se apaixona por um homem porque é isso que você gostaria de ser – disse o cantor ao jornal italiano "Il Giornale".

 

Ele contou ainda que, depois de anos se considerando homossexual, casou-se com uma mulher, Teresa.

– Para mim, foi um milagre. Durante uma peregrinação, conheci Teresa e, após um ano de namoro, nos casamos – explicou.

 

Entidades de defesa dos gays afirmam que a história da música, e, talvez, do próprio músico, são fruto das afirmações do grupo de tratamento fundado pelo psicólogo americano Joseph Nicolosi.

 

"Povia é um militante dos grupos de tratamentos reparadores fundado pelo americano Joseph Nicolosi, convencido de que a homossexualidade deve ser curada e de que a relação amorosa entre dois homens é passageira", disse em comunicado Aurelio Mancuso, presidente do Arcigay.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios