Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano acredita em acordo entre o governo de Israel e a Palestina

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, manifestou que deseja que o acordo entre o governo de Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) sobre a troca de presos seja uma nova etapa de diálogo "em direção à paz".

O chefe de Estado italiano atestou que há uma "alegria sincera e afetuosa do povo italiano" com a "esperança de que o acordo que levou à libertação de Gilad [Shalit] possa ser a semente de uma nova etapa de diálogo e de um anseio renovado em direção à paz".

Em mensagem ao presidente de Israel, Shimon Peres, ele ainda classificou o período de cinco anos que o soldado israelense ficou detido junto às forças palestinas foram um tempo "de uma prisão injusta e cruel".

O chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi, também se manifestou sobre o episódio, enviando uma mensagem ao seu par israelense, Benjamin Netanyahu, com elogios ao êxito das negociações que culminaram na libertação do soldado israelense.

Netanyahu agradeceu o premier italiano pelas palavras e pelo apoio e garantiu que manterá com ele um estreito contato.

A libertação de Gilad Shalit pelo Hamas, que o mantinha detido há cinco anos, foi acordada após as autoridades israelenses concordarem em libertar 477 presos palestinos, a primeira leva de um total de 1.027 que serão libertados, conforme o acordo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios