Notícias

CONVÊNIO ITALIA-BRASIL: Mais de 14 mil alunos de escolas municipais de São Paulo estudam italiano

O secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider assinou o convênio renovando a parceria entre a Prefeitura e o Consulado Geral da Itália para capacitação e aperfeiçoamento de professores para o ensino de língua italiana nas escolas municipais. O encontro, na Câmara Municipal, foi presidido pelo vereador Donato (PT).

O ensino de italiano nas escolas municipais está previsto em lei, mas é de matrícula facultativa. Hoje, a atividade é desenvolvida com projeto especial e alcança 14.400 alunos em 83 escolas municipais.

A professora de educação infantil, Vanessa Santos, dá aulas no Parque Bristol, Zona Sul de São Paulo. “O curso me enriqueceu muito culturalmente. A proposta é aprender ensinando. Eu comecei a falar italiano junto com meus alunos”, revela a professora que usa músicas, gestos e mímicas para ensinar a língua para as crianças. “Os alunos têm grande capacidade e a resposta é muito rápida”, afirma.

Para o vereador Donato, presidente da sessão, realizada na última semana, aprender novas línguas é importante para formação dos alunos. “Há uma comunidade italiana enorme na cidade, portanto toda a tradição cultural, essa bagagem toda se reflete também na própria língua”, acredita o vereador. 

O secretário Alexandre Schneider parabenizou o vereador Donato pela  iniciativa. “Temos professores extraordinários na rede pública. Com essa experiência eles poderão abrir seus horizontes e de seus alunos”, afirmou o secretário, que também agradeceu ao Consulado.  

De acordo com Claudio João Pieroni, presidente da Fecisbesp (Federação das Entidades Culturais Ítalo Brasileiras do Estado de São Paulo), há na cidade de São Paulo aproximadamente sete milhões de imigrantes e descendentes, ou seja, 60% da população. “O nosso maior objetivo é a inserção gradativa do ensino da língua no currículo escolar”, justificou Pieroni.   

Compuseram a mesa solene, além do vereador Donato, o secretário de Educação, Alexandre Schneider; ministro Mauro Marsili, cônsul geral da Itália em São Paulo; Fábio Porta, deputado italiano eleito pela América Meridional; Claudio João Pieroni, presidente da Fecisbesp; e as professoras Vanessa Santos e Maria Cristina. (FECIBESP)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios