Notícias

Áustria fechará fronteira com Itália em Brennero

Trata-se do primeiro bloqueio na União Europeia por coronavírus

O governador da região austríaca do Tirol, Gunther Platter, anunciou o fechamento da fronteira com a Itália em Brennero, em função da decisão do primeiro-ministro Giuseppe Conte de estender para todo o país as medidas de restrição à circulação de pessoas.

A declaração é citada pela agência local APA e confirma o primeiro bloqueio de uma fronteira terrestre na União Europeia desde o início da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O Tirol fica ao norte da província autônoma de Bolzano, a única região administrativa da Itália onde os falantes de alemão são maioria e que pertenceu ao Império Austro-Húngaro até o fim da Primeira Guerra Mundial.

“Com a extensão da zona protegida para toda a Itália, podemos dizer que as fronteiras serão fechadas, com exceção do tráfego de retorno”, disse Platter, acrescentando que a situação no país vizinho é “dramática”. “Agora precisamos de calma e prudência”, afirmou.

Segundo o governador, além de Brennero, também haverá controles nas passagens de fronteira em Resia e Prato alla Drava. Antes do anúncio, o Ministério das Relações Exteriores da Áustria já havia lançado um apelo para que todos os cidadãos que estão na Itália retornassem para casa. Quem voltar terá de ficar em quarentena por 14 dias.

O governo de Malta, por sua vez ,suspendeu todas as rotas aéreas e marítimas para a Itália, após o primeiro-ministro Robert Abela ter confirmado um quarto caso no país, sendo que três são de uma família italiana, e o último é de um homem que esteve em Treviso no fim de fevereiro.

Já a British Airways interrompeu todos os seus voos para aeroportos italianos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios