Notícias

Agência financeira “Fitch” ameaça deixar Itália depois de acusações de manipulação de mercado

A agência de notação financeira Fitch ameaçou abandonar as operações de Itália na sequência da acusação levada a cabo pelos procuradores da cidade de Trani relativa a manipulação de mercado.

“Se a Fitch não receber garantias adequadas de que este tipo de incidente não se volta a repetir, poderemos ter de reavaliar o futuro das nossas operações em Itália”, escreveu a agência de “rating” numa declaração divulgada.

No início da semana, foram apresentadas queixas contra a Fitch e dois dos seus funcionários em que eram acusados de manipulação de mercado aquando das alterações na classificação da dívida italiana em 2011 e de alegadas fugas de informação durante o horário dos mercados. Cinco outros trabalhadores da Standard & Poor’s foram alvos da mesma queixa. 

“Com efeitos imediatos, e na ausência de clareza sobre porque é que Trani se opõe a analistas que estão a partilhar opiniões legítimas com o mercado de uma forma transparente e apropriada, a Fitch restringiu a comunicação ao mercado relativa a entidades italianas e restringiu a emissão de relatórios publicados formalmente”, adianta a mesma declaração da Fitch.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios